Pandemia alavanca investimentos em Inteligência Artificial

Os investimentos em Inteligência Artificial foram impulsionados pela necessidade de transformação digital corporativa durante a pandemia da covid-19. No quarto trimestre de 2020, startups do segmento lucraram no total US$ 73 bilhões, o que representa aumento de US$ 15 bilhões.

Uma nova pesquisa realizada pela ManageEngine aponta que 80% dos executivos de tecnologia em organizações aceleraram a adoção de Inteligência Artificial nos últimos dois anos. Dos 1.200 entrevistados, 20% disseram que aumentaram a utilização de análises de negócios em comparação com a média global, o que sinaliza crescimento de credibilidade nesse tipo de tecnologia.

A crise sanitária forçou as empresas a adotarem e se adaptarem a novas tecnologias digitais em tempo recorde. Hoje, as companhias reconhecem o valor dessas tecnologias e se beneficiam delas.

Mário Fontana, que atua na área de transformação digital da C&S, afirma que as possibilidades da Inteligência Artificial no mundo empresarial são infinitas.

“A cada dia que passa, o uso da Inteligência Artificial vem aumentando no cotidiano das pessoas. E suas possibilidades no mundo empresarial são infinitas. Pois trata-se de uma tecnologia, cujos avanços e recursos podem revolucionar a forma como pequenas e médias empresas funcionam.

Engana-se quem pensa que essa ferramenta tecnológica está acessível apenas para grandes empresas, aquelas com orçamentos milionários e alto poder de investimento. Ela também é realidade para pequenas e médias empresas e está causando uma revolução digital nos negócios, moldando processos e ajudando no desenvolvimento de produtos cada vez mais personalizados.

Por tudo isso, os pequenos e médios negócios estão buscando novas formas de aplicações e tendências de TI para aplicar IA às estratégias de Business Intelligence, serviços e produtos atualmente. Embora as pequenas empresas talvez não tenham capital para formar seu próprio núcleo de IA e desenvolvimento de novos negócios, existem muitas maneiras de acessar essa tecnologia por um baixo custo e, ainda assim, aproveitar seus benefícios.

A dica é: comece pequeno, se necessário – mas comece”, explica.

A pesquisa também revelou a motivação dominante por trás das tecnologias de análise de negócios: a tomada de decisão baseada em dados. 77% dos entrevistados dizem utilizar a análise de negócios para aumentar a tomada de decisões, enquanto 69% dizem ter melhorado o uso dos dados disponíveis com a análise de negócios. 75% disseram que a análise de negócios os ajuda a tomar decisões mais rápidas, e isso reflete em maior credibilidade para a inteligência artificial.

Os participantes do estudo também ressaltam a importância da experiência do cliente nas decisões de adoção de IA. 59% das companhias nos EUA dizem utilizar a tecnologia para aprimorar os serviços ao cliente. Além disso, 61% das equipes de TI observaram aumento na aplicação da análise de negócios, e no marketing o crescimento foi de 44%. Em desenvolvimento de software e finanças o aumento foi de 38%, nas vendas 37% e nas operações 35%.

Na área de RH o aumento não foi tão grande, mas as empresas lutam para aplicar estratégias de dados às operações no departamento. Um relatório recente aponta que mais de 80% dos profissionais de RH têm pontuação baixa na capacidade de análise, o que preocupa.

A Inteligência Artificial vem para facilitar negócios, ainda mais quando em combinação com soluções em nuvem que podem dar suporte a funcionários remotos. Com o aumento da credibilidade na tecnologia, as decisões passam a ser mais eficazes e os clientes saem mais felizes.

Fonte: VentureBeat

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.