Orçamento Empresarial como Ferramenta Estratégica

A mortalidade das empresas brasileiras está diretamente relacionada à falta de planejamento e controle. Em uma economia globalizada e instável, o Orçamento Empresarial é determinante para a manutenção e desenvolvimento de negócios.

Por fator cultural, a maior parte dos empresários brasileiros não realizam o orçamento anual, pois não há uma compreensão da importância desta ferramenta estratégica, por outro lado, as empresas que tem por hábito fazer esse planejamento e acompanhar seus resultados, estão claramente à frente de seus concorrentes.

O orçamento deve ser entendido como uma ferramenta que visa o planejamento estratégico financeiro, a mensuração das expectativas dos resultados, além de ser um importante instrumento de auxílio à tomada de decisões da alta direção da empresa.

Após uma análise macroeconômica para compreender os rumos da economia nacional, a empresa deve traçar suas metas e objetivos, para após a conclusão destes passos, gerar as informações quantitativas que serão a base do planejamento.

Em 12 meses é natural que ocorram mudanças de estratégias ou mesmo das expectativas de desenvolvimento econômico do país, e assim, torna-se necessário o acompanhamento e possíveis ajustes no orçamento, o chamado Rolling Forecast. Trata-se de um acompanhamento seguido de ajustes mensais para atender as mudanças impostas pelo cenário econômico. Sendo este apenas um ajuste, não deve se distanciar da estratégia elaborada anteriormente no orçamento.

Com um orçamento sólido e estratégias bem definidas, o empresário estará muito mais preparado para tomar decisões que podem mudar o rumo de seu negócio.

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.