O que é OKR na prática

OKRs tem direcionado o crescimento nas melhores empresas do mundo. Porém na prática, o mindset (forma de pensar) pode ser mais importante que a metodologia em si.

A força dos OKRs tem um motivo: trata-se de uma metodologia que define os principais objetivos da empresa, os quais são associados a métricas ou indicadores (resultados chave) que mostram o quão perto estamos de alcançá-los de forma quantitativa.

Daí o nome de OKR – Objectives and Key Results – que traduzido para o português significa Objetivos e Resultados Chave.

No final do dia temos objetivos, indicadores, responsáveis, uma agenda recorrente para apresentar e discutir as evoluções, um grupo reduzido de pessoas engajadas e a alta administração (CEO ou Diretor) muito presente no processo (patrocinador). Então o que pode dar errado?

Aí entra a questão do mindset.

Frequentemente a metodologia pode ser direcionada para tratar gargalos internos, apagar incêndios, olhar para o curto prazo e resolver ineficiências operacionais, muitas vezes resultado da falta de comunicação na empresa e do comprometimento das áreas.

Ao longo do processo, a equipe percebe que sempre que o tema está dentro dos OKRs “as coisas andam” (já ouvimos muito isso) e naturalmente há uma pressão da equipe e da alta administração para trazer temas que, embora relacionada ao dia a dia, também impactam no resultado do negócio.

Para evitar armadilhas como esta, é essencial ter um mindset adequado, ou seja, de que OKR deve endereçar temas relevantes e que realmente promovam o crescimento da empresa. Estamos falando aqui de “mexer o ponteiro”, mudar o futuro da empresa (ou melhor, transformar), buscar o que não imaginávamos, pivotar.

Na prática isso não acontece todos os dias (ou todos os ciclos de OKRs), e muitos ganhos acabam sendo incrementais, embora no longo prazo isso traga maior competitividade, crie diferenciais e melhor posicionamento.

Porém deixar de ter este mindset traz um risco de não conseguirmos extrair o potencial valor desta metodologia, gerando ganhos muito aquém do que poderíamos alcançar. E este é o grande desafio que nós, entusiastas e praticantes da metodologia, enfrentamos no nosso dia a dia.

Contudo, temos acompanhado resultados que mostram que vale o esforço!

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.