O poder do planejamento sucessório sobre os ânimos do mercado

O planejamento sucessório é a melhor forma de garantir a continuidade e trazer estabilidade a uma empresa quando um CEO anuncia sua saída. Mas isso não é tudo. Pesquisadores da Holanda acreditam que a metodologia também é capaz de acalmar os mercados no momento de transição da liderança.

O estudo analisou mais de 600 eventos de mudança de CEO, e revelou que o mercado reage bem a uma novidade se a empresa já divulgou o plano de sucessão anteriormente. Ou seja, a existência do planejamento sucessório mitiga as reações adversas do mercado aos anúncios de saída dos líderes.

A sucessão e a saída de executivos é um tema delicado entre conselheiros e investidores. E a rotatividade de CEOs costuma chamar a atenção, ainda mais se o profissional tiver apresentado bom desempenho e agradado o mercado. Portanto, o plano de sucessão pré-definido é uma ótima solução, já que alivia a incerteza dos investidores e mostra uma transição de liderança mais suave.

Uma pesquisa anterior descobriu que forçar a saída de um CEO poderia prejudicar a reputação dos diretores que permanecem na empresa. Situações assim podem ser interpretadas pelos investidores como uma falha de governança.

Mais de dois terços das 100 maiores empresas do Reino Unido dizem que a sucessão é um problema na comunicação com os acionistas. Esse nunca será um tema fácil, e organizações sofrem para implementar planos sólidos. Daí vem a importância de contar com especialistas para elaboração da estratégia.

Fonte: Board Agenda

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.