Novas ideias e a importância de se olhar em diferentes perspectivas

Quando surge uma nova ideia em nossa cabeça, é natural que o foco seja os benefícios da iniciativa e a vontade de colocar em prática. Mas não pensar no que também pode dar errado, pode levar ao fracasso. Uma perspectiva limitada pode significar que você não está considerando os obstáculos e talvez esteja deixando de lado outras opções promissoras.

Para que as melhores ideias floresçam, é preciso estar com a mente aberta para diferentes perspectivas daqueles com quem você não tem muito contato, e fazer perguntas amplas. Ao apresentar a ideia, pergunte a essas pessoas o que mais chama a atenção delas, o que está faltando, quais as possíveis críticas que podem surgir, etc. Coloque-se também no lugar de seus concorrentes e pense quais falhas ou fraquezas da sua ideia eles comemorariam ao identificar?

Como dissemos, novas ideias trazem muita empolgação, e devemos ter cuidado para não nos cegar e também cegar aos outros para possíveis desvantagens. Obstáculos inesperados podem surgir e nos impedir de explorar novas rotas promissoras. Vamos às perguntas que você deve fazer para expandir seus horizontes.

1 – O que se destaca?

Verifique se o público percebe os tópicos principais da sua ideia ou se tem uma percepção diferente da sua. Além de ter sua resposta sobre a ideia, também terá um feedback sobre sua comunicação, se você tem boas habilidades de se fazer compreendido. Quando nossas ideias incorporam as ideias das pessoas, há mais chances do objetivo ser atingido.

2 – O que está faltando?

Muitas vezes podemos pensar que temos tudo o que é necessário para a ideia dar certo. Mas, durante a jornada, surgem novas demandas e precisamos cobrir essas eventualidades. Estar preparado para tomar certas providências é fundamental para ganharmos vantagem significativa no mercado.

3 – Quais as possíveis críticas que podem surgir?

Pessoas próximas podem não se sentir confortáveis em expressar críticas sobre nossas ideias, então podemos perguntar o que críticos hipotéticos diriam. Removendo a narrativa em primeira pessoa, o processo fica mais simples e é possível nomear preocupações.

4 – O que um especialista da área diria sobre essa ideia?

Nossa perspectiva também é limitada pelo nosso conhecimento. Por isso, vale pensar qual seria a opinião de um especialista nesse campo em que pretendemos desenvolver a ideia. Vale lembrar que não só o conhecimento é importante aqui, mas a experiência também.

5 – Quais falhas nossas fariam nossos concorrentes felizes?

Olhar além do nosso negócio pode nos auxiliar a premeditar crises e obstáculos. Coloque-se no lugar de um concorrente e pense o que te faria feliz se algo desse errado na sua ideia. E não somente pense no motivo, mas no proveito que a concorrência tiraria da sua falha. Isso te convida a observar os erros dos concorrentes e buscar evitar que o mesmo aconteça com sua ideia – aí estará um diferencial.

Lembre-se que o público-alvo da sua ideia não é você. E por isso é preciso fazer reflexões como essas citadas aqui, ouvindo perspectivas diferentes e expectativas também.

Fonte: Harvard Business Review

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.