Insetos produzidos em fábrica serão alimento

Com o constante crescimento populacional no planeta Terra, a preocupação em produzir alimentos é uma questão a se pensar. A expectativa de aumento no número de habitantes é menor do que se pensava no final do século XX, mas ainda assim seremos muitos daqui 30 ou até 80 anos!

Diante disso, as grandes indústrias alimentícias se preparam para atender cada vez mais pessoas. É o caso da empresa Ynsect, no norte da França, que decidiu tentar resolver essa questão de uma forma diferente: fabricando insetos comestíveis em massa.

Antes que você desista de ouvir esse episódio, vamos esclarecer essa informação: os insetos fabricados por essa indústria não são para consumo humano. A terra utilizada no segmento agrícola também é ocupada para cultivo de alimentos como milho e soja, exclusivamente para consumo animal. O salmão por exemplo, se alimenta não só de peixes menores, o que esgota ecossistemas, mas também de soja.

A Ynsect investiu mais de $ 125 milhões nesse projeto, no início de 2019. Quando isso começou, já havia $ 70 milhões em pedidos. A empresa agora trabalha na criação de uma planta de cultivo de insetos para produzi-los em tamanho micro e em números recordes.

Com operação totalmente automatizada, a produção conta com robôs que cuidam e colhem os insetos, e a inteligência artificial também é empregada no controle das condições como temperatura e umidade.

Inicialmente, serão produzidas 20 mil toneladas de proteína de inseto por ano, provavelmente a partir de 2022. Acredita-se que os insetos serão a fonte principal de proteína para as pessoas no futuro, já que são mais nutritivos e mais sustentáveis do que a carne. Será?

Fonte: Singularity Hub

Equipe Técnica

Profissionais Multidisciplininares

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.