Ignorar dados tem um preço, diz relatório

A Alation, que atua no mercado de catálogo de dados, divulgou recentemente um relatório que aponta que ignorar dados pode levar a grandes erros de negócios. No estudo, 97% dos líderes de dados dizem que as empresas sofreram as consequências por ignorar informações, seja perdendo novas oportunidades de receita, prevendo desempenho de forma inadequada, ou fazendo investimentos ruins.

Para Mário Fontana, especialista da C&S em Transformação Digital, é essencial que as organizações aprendam com os dados para entender como os clientes inovam e percebem os mercados.

“Empresas que investem em dados são capazes de construir uma cultura de alfabetização em dados. Essas organizações estão sempre à frente. É preciso transformar a forma de tomada de decisão e o modo de trabalhar para incorporar dados em tudo que é feito dentro das empresas”.

O relatório da Alation entrevistou 300 líderes em empresas com mais de 2.500 funcionários, e descobriu que 89% das organizações que não alcançaram as metas de receita culpam a falta de investimento suficiente em dados e análises. Os entrevistados ressaltam que essas informações têm muito a agregar na empresa, otimizando processos, trazendo maiores oportunidades de receita e capacidade de avaliar riscos, além de se preparar melhor para a incerteza e aumentar a retenção de clientes, impulsionar a inovação de produtos etc.

Em um outro estudo, desta vez realizado pela McKinsey, os participantes expressaram um sentimento bem parecido. Os funcionários das empresas com o maior crescimento geral em receita e ganhos citam os dados e análises como fator responsável pelo aumento. Para eles, as informações contribuíram com 20% ou mais para o lucro antes de juros e impostos entre 2016 e 2019.

Mário Fontana reforça a importância de se mudar a cultura de dados das empresas.

“Esse relatório serve de alerta para aquelas empresas que consideram segurar investimento em dados analíticos por mais algum tempo. Não é recomendado esperar, e sim agir rapidamente para implementar mais recursos nesse sentido. É a única maneira sustentável de desenvolver uma vantagem competitiva consistente”.

Pesquisas anteriores da Alation, que tinham como objetivo investigar as estratégias de dados corporativos, trouxeram informações pessimistas. Em abril, foi descoberto que somente 13% das empresas cumprem a estratégia de dados, e a maioria dos funcionários identificava problemas de qualidade de dados como o motivo das falhas no gerenciamento.

Apesar do cenário, os entrevistados de todos os setores afirmaram que a cultura de dados melhorou no ano passado, quando foram aprimoradas ferramentas de análise, governança ou alfabetização de dados. Foi relatado crescimento de 14% nos três principais pilares (alfabetização, pesquisa e governança), com aumentos consideráveis ano a ano.

Com investimentos adequados, é possível adotar tecnologias de Inteligência Artificial e aprendizado de máquinas nas empresas. Uma pesquisa do Gartner aponta que um terço das organizações de provedores de tecnologia e serviços com planos de IA disseram que pretendem investir US$ 1 milhão ou mais nessas tecnologias nos próximos dois anos.

“Organizações de tecnologia aumentam os investimentos em Inteligência Artificial conforme reconhecem o potencial não somente para avaliar dados críticos e melhorar a eficiência nos negócios, mas criar novos produtos e serviços, expandir a base de clientes e gerar novas receitas”.

Fonte: Venture Beat

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.