Guia de Preparo Para Mudanças Constantes

O portal Harvard Business Review elaborou um Guia de Preparo para mudanças constantes na sua empresa. O futuro é definido por incertezas, imprevisibilidade e incógnitas. Isso não somente no mundo corporativo, mas também no clima, economia, demografia, sistemas políticos, entre muitos outros. Essas mudanças e os efeitos delas só se multiplicam, e acabam se cruzando em diversos momentos.

A pandemia é um excelente exemplo sobre a rapidez das mudanças que podem acontecer, e também foi um aquecimento para o que está por vir. Não estamos aqui falando sobre outra pandemia, variantes etc., mas sim do fluxo de todos os setores imagináveis.

O objetivo do guia elaborado pela Harvard Business Review não é prever o futuro, e sim preparar empresários para muitos futuros possíveis que podem acontecer. A hora de se preparar não é quando a mudança chega, e sim em tempos de relativa calma. Quando reagimos à mudança no momento, ficamos sempre na defensiva. Assim, as consequências podem ser graves, já que a atenção fica toda em desviar da próxima curva, sem visualizar onde está o futuro. Atitudes assim fazem com que sua empresa fique exposta a riscos desnecessários, e ignore novas oportunidades.

1 – Faça uma avaliação da sua organização para um mundo em fluxo constante. Isso servirá de base para as mudanças que podem aparecer. Uma auditoria de mudança fornece clareza em vários níveis, como “onde a mudança afeta mais fortemente sua empresa?”, “quem se destacou nos últimos 18 meses e por qual motivo?”, “quais tipos de mudanças são mais desafiadoras?”, ou então, “quais os impedimentos para a minha empresa navegar bem em mudanças?”.

Inclusive, a resposta para essa última pergunta pode estar no esgotamento ou ansiedade da equipe, ou até mesmo na falta de confiança, além de métricas insuficientes que também são uma causa comum.

2 – Coloque a mentalidade na frente da estratégia. Navegar bem nas mudanças é arte e ciência. Portanto, é necessária a estratégia certa e a mentalidade certa também. A mentalidade conduz a estratégia, e não o contrário.

3 – Reavalie quem é o responsável pela condução das mudanças na sua empresa. Um oficial de mudança geralmente tem a tarefa de supervisionar as transformações de uma organização para operações, serviços e negócios digitais. Mas o papel desse profissional deve ser o de assumir um novo significado e uma nova prioridade.

4 – Incorpore e integre a fluidez na cultura organizacional. Prosperar mudanças constantes é o mesmo que colocar a mudança no centro de tudo que é feito. É essencial a mudança de mentalidade, suposições e expectativas. Conforme a incerteza torna-se uma norma, os líderes passam a atualizar as abordagens de mudança. Atualizar os valores culturais pode ser um bom ponto de partida, desde que essa cultura esteja enraizada em ações, normas e práticas.

Mudanças também são oportunidades, basta saber navegar bem durante esses cenários inesperados. Abra sua mentalidade e atualize sua capacidade de mudar. Assim, sua empresa estará preparada para prosperar diante das mudanças.

Fonte: Harvard Business Review

Equipe Técnica

Profissionais Multidisciplininares

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.