Governança é o caminho para famílias empresárias

A implantação da governança corporativa é fundamental para algumas empresas familiares, em especial no momento de transição no poder da gestão. A governança proporciona transparência nos processos e desenvolvimento de talentos, entre outros fatores benéficos para a companhia. É o caso do Grupo Lunelli, abordado no fórum organizado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) em Santa Catarina.

Sob o título “Sensibilizar para a Governança: Por que a família empresária decide pela trilha da Governança?”, o fórum tratou da experiência da família no processo de implantação da governança corporativa, através da participação dos irmãos Denis e Viviane Lunelli. Para eles, foi fundamental a formação de um conselho para racionalizar decisões emocionais entre os sócios. Assim, as decisões estratégicas foram bem analisadas e contribuem para a longevidade da empresa.

O equilíbrio entre conselheiros membros da família e conselheiros independentes também foi uma questão importante trazida durante a fala dos irmãos no fórum. A presença dos conselheiros independentes faz com que exista uma visão externa, o que contribui para a sistematização do processo decisório.

Outro ponto relevante diz respeito à alternância no poder, planejando os processos sucessórios. De acordo com os irmãos Lunelli, é preciso definir e executar um plano, preparando sucessores e sucedidos. Também fica o alerta sobre situações inesperadas que podem ocorrer e que devem ser consideradas no planejamento sucessório.

Denis e Viviane também pontuaram que a transparência sobre as atividades da empresa e resultados entre os sócios e familiares é o ponto chave para a manutenção da confiança e construção de decisões estratégicas.

Ao falar sobre capital humano, os irmãos reforçaram a relevância do desenvolvimento profissional da organização ao manter os talentos na empresa. Para que isso aconteça, eles apostam na valorização das pessoas através de comissões internas, envolvendo os colaboradores nas decisões e consolidando o comprometimento, ampliando o processo de inovação e participação coletiva.

Fonte: IBGC

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.