Fusões e Aquisições: A importância de cada etapa | NDA e Information Memorandum

Quando uma organização está realizando uma transação de M&A, os responsáveis devem garantir que as informações compartilhadas com os potenciais sinérgicos sejam divididas de maneira a não prejudicar a empresa que busca por uma nova aliança.

Qual a importância dessa confidencialidade?

Primeiramente, deve-se visar a transparência e segurança nesse tipo de operação. Portanto, torna-se importante manter as informações confidenciais para preservar a empresa que se encontra do outro lado. Esse cuidado, pode prevenir que os relacionamentos com cliente, fornecedores e afins seja comprometido ou até mesmo omitir aos concorrentes, que podem se aproveitar e criar vantagem competitiva, buscando precaver a imagem e operações da empresa. O NDA (Non-Disclosure Agreement), em português chamado de Acordo de Confidencialidade, garante, no papel, que a empresa se comprometa em avaliar as informações fornecidas com cautela e preserva-las consigo, sem divulgar o material. Caso os termos não sejam cumpridos, por se tratar de um documento jurídico, a organização pode sofrer consequências judiciais, cujas estão descritas no termo assinado.

E quais informações contém o material fornecido? Sendo um documento que possui em torno de 50 páginas, o Information Memorandum (Infomemo) ou Memorando de Informações, apresenta uma visão detalhada e completa de diversos aspectos, tais como: apresentação da empresa; projeções financeiras e avaliações; análise setorial, indicando tanto tendências atuais de mercado, como as futuras. Sendo a base para a formulação do Teaser, o Infomemo deve ser provido de um conteúdo aperfeiçoado de técnica, conceitos, e ao mesmo tempo, explicativo e convidativo.

Manter a clareza a e segurança no processo que se está lidando, pode garantir o sucesso de uma futura negociação e preservar a identidade e a imagem das empresas que estão envolvidas na transação. Além disso, pode evitar eventuais especulações e possíveis desentendimentos, mantendo ao negócio aqueles cuja quais realmente possuem o interesse em aprofundar a conversa sobre uma possível fusão ou aquisição.

Paula Avancini

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.