Fusões e Aquisições: A importância de cada etapa: Material analítico | Teaser

Quando tratamos de Fusões e Aquisições, as organizações, que estão buscando players no mercado, necessitam que sejam bem vistas por esses, para que assim, possam atrai-los ao negócio e despertar interesse em avaliar uma possibilidade de negociação.

Para tanto, é preciso então, que o material apresentado para os potenciais candidatos apresente um bom conteúdo de forma didática, esclarecedora, completa e, nada mais do que, com uma boa estética.

Entramos na fase, então, chamada de divulgação da oportunidade para as companhias e parceiros selecionados . Essa, acontece posteriormente a etapa das abordagens, pois refere-se ao encaminhamento de um documento de uma página com informações preliminares sobre o negócio àqueles que, a princípio, apresentaram interesse em analisar as informações inicias sobre a companhia da transação.

Esse material não deve possuir conteúdos que revelem qual a organização está do outro lado para não a comprometer, mas deve ser convidativo ao ponto que, a empresa que está analisando, mostre interesse em prosseguir às demais etapas do processo. Visto isso, o documento deve conter informações que especifiquem as qualificações do negócio, tais como: breve resumo da companhia (visão geral); analise setorial do campo que está inserido; quais são seus principais clientes e fornecedores; quais produtos ou serviços que oferece; projeções financeiras; ativos; e principalmente, o que a empresa está buscando, ou seja, qual o seu objetivo, que pode diferenciar-se em: participação acionária, aquisição total, fusão, incorporações e demais opções.

Encaminhado isso, é importante que seja realizado um follow-up para entendermos se a pessoa responsável analisou o material e se há interesse em prosseguir para a próxima fase. Se tratando de um fato importante, retornar o contato com as empresas frisa que ainda há a oportunidade a ser vista, “relembrando-as”, e também proporciona um feedback possibilitando o controle de quem ainda pretende e quem não pretende prosseguir.

Sendo assim, essa etapa consiste em um tipo de propaganda, que deve conter uma boa apresentação com informações verídicas, sucintas e atrativas e também com um design formoso, pois, como diz o famoso ditado “se a propaganda é a alma do negócio, você atrai justamente aquilo que propaga”.

Paula Avancini

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.