Entrevista: Bruno Siqueira aborda a Sucessão Familiar

A sucessão familiar é um grande desafio para empresas que surgiram através de um sonho. Empreendedores que, muitas vezes, começaram do zero, se deparam com o momento de passar o negócio adiante – seja para a próxima geração da família ou até a venda da empresa.

Decisões assim não são nada fáceis. Os empreendedores sentem que são insubstituíveis, e esquecem-se de que são mortais. Para mitigar riscos, é fundamental o planejamento cuidadoso do processo de sucessão, para contribuir com a longevidade da família empresária. Por isso, é necessária a atuação de um conselheiro, embora a ideia quase nunca seja bem aceita por esses empresários.

“É fundamental a participação do conselheiro para que o negócio seja tocado de maneira sustentável. Tradicionalmente a governança surgiu para resolver um problema bastante clássico dentro das empresas: um desalinhamento entre os interesses dos acionistas e dos executivos. A governança vem para tratar dessa problemática. Nas empresas de cunho familiar, a governança atua como um elo entre a família, os proprietários e gestores. A importância dela cresce quando os momentos sucessórios se aproximam”, comenta Bruno Siqueira, CEO da C&S.

A resistência do empreendedor ao conselheiro pode ser solucionada com argumentos e linguagem adequada.

“Aqueles que não se sentem confortáveis com esse processo, possivelmente vão precisar de um impulso além. O convencimento pode vir pelo contexto, alguma dor, por necessidade… eu acredito que o contexto costuma ser o impulso principal. Driblar talvez não seja a situação mais fácil, mas a percepção do empresário sobre o que vem acontecendo com a empresa pode simplificar o processo”, afirma o CEO.

É fundamental que se conquiste a confiança da geração atual e fazer com que os empreendedores enxerguem a capacidade que os negócios têm de prosperar sob o comando deles, com novas técnicas de negócio, impostas pela modernidade.

Ouça o episódio completo do podcast Cenário Relevante, com Bruno Siqueira, para conferir mais insights.

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.