Design Thinking à distância: técnicas e ferramentas colaborativas em tempos de isolamento social

O isolamento social exigiu a adaptação de hábitos e rotinas, e isso não foi diferente em relação aos nossos workshops de planejamento estratégico e inovação. Tivemos uma queda brutal no consumo de blocos adesivos utilizados nas dinâmicas de Design Thinking, uma vez que as reuniões presenciais foram restritas em função desse isolamento. Rapidamente foi preciso nos adaptar a este novo cenário e desenvolver processos e ferramentas digitais para conduzir as reuniões de trabalho de forma estruturada, objetiva e, principalmente, resolutiva.

De fato, nestes últimos 18 meses, empresas têm compartilhado um sentimento de construir o avião ao longo do voo, pois reagir e responder aos eventos causados pela pandemia é tão importante quanto planejar.

Embora o mundo seja mais complexo que nossa capacidade de planejar, precisamos de uma estratégia para entender quais ações irão moldar o futuro da organização, estando sempre atentos para reagir a eventos inesperados. Trata-se de um processo de aprendizado contínuo, que se torna mais inteligente com a experimentação.

Segundo Henry Mintzberg, “a estratégia não é consequência do planejamento, mas ao contrário, o ponto de partida”. Então, embora sabendo que muitas ações da estratégia não serão realizadas, precisamos ter um guia que comunique a direção e ritmo a todos numa organização.

O planejamento estratégico colaborativo aumenta as chances de sucesso do negócio, pois deriva do conhecimento, experiência e percepção coletiva, promovendo engajamento e comprometimento de todos, pois a estratégia foi construída, e não determinada (top down). Aqui a frase “one size does not fit all” aplica-se, mas temos notado que este processo funciona muito bem para a grande maioria das empresas.

Aqui na C&S frequentemente utilizamos 3 ferramentas digitais que nos ajudam a conduzir nossos workshops de planejamento estratégico de forma colaborativa e assertiva:

1. Office 365
2. Zoom
3. Mural.Co

Office 365: Certamente o mais conhecido de todos nós, utilizamos o Power Point como nosso guia, concentrando nesta ferramenta o roteiro que será desenvolvido. Dos dados históricos que contextualizam o momento à explicação de conceitos que serão aplicados, passando pela exemplificação das dinâmicas a serem conduzidas, trata-se de uma plataforma simples e essencial.

Zoom: Escolhemos este aplicativo pela facilidade em separar os grupos de trabalho (breakout rooms), algo que para nós é essencial, pois promove a troca de experiências e, principalmente, ajuda a quebrar silos departamentais.

Mural.Co: Consideramos a Mural.Co uma plataforma de Design Thinking bastante robusta e intuitiva, atributos essenciais neste contexto, pois não é necessário treinar os participantes para que possam utilizá-la. A ferramenta permite que todos tenham acesso ao conteúdo gerado mesmo após as reuniões, e isso ajuda na reflexão do que foi construído em preparação aos próximos workshops.
Utilizadas de forma organizada e conjunta, estas ferramentas têm nos ajudado a conduzir workshops de planejamento estratégico de forma colaborativa e assertiva, de modo que possamos ajudar nossos clientes a planejar (além de reagir), mesmo que isso signifique construir o avião durante o voo!

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.