Deixando a imaturidade de lado para tornar-se parte da solução

Você sabe como agir diante de situações complicadas ou problemas? A inteligência emocional e a maturidade são grandes aliadas na hora de solucionar questões que surgem no dia a dia das empresas.

Se separarmos nossa existência em dois mundos, como cita Betania Tanure em um artigo para o Valor Econômico, veremos que há o mundo interno e o externo – e eles se afetam. É preciso que exista um equilíbrio entre os dois, pois são eles, juntos, que influenciam você em suas ações.

De um lado, no mundo interno, muitos têm dificuldade em conversar abertamente consigo mesmo. Essa abertura é fundamental para o bom diálogo na discussão de temas espinhosos, onde aquela pessoa deve assumir a responsabilidade pela própria vida e decidir se é ou não parte da solução no mundo externo.

Já no mundo externo, vamos dizer que é uma empresa ou o país. Esse outro mundo é feito de pares, times, chefes, conselho de administração, clientes e todos aqueles com quem você interage. Nesse cenário, a cultura é de estimular para que todos sejam parte da solução, valorizando a experiência e a sabedoria de cada um.

Como cidadãos, somos corresponsáveis pelos rumos que o país toma. Mesmo aqueles que negam, todos constroem o futuro da sociedade, seja ele bom ou ruim. A dinâmica é semelhante no ambiente empresarial. Em discussões estratégicas e cotidianas, se você julgar que uma determinada decisão está equivocada, é seu dever ético influenciar para que aquilo caminhe para a direção que seria a correta.

Lembre-se sempre que a maioria de nós está nervosa, irritada, triste. A vida pessoal de 58% dos brasileiros está uma bagunça. Uma pesquisa recente revela que 88% das pessoas nas empresas brasileiras estão com os nervos à flor da pele, e assim o ambiente externo se agrava cada vez mais.

A dica é não ser imaturo, pois a imaturidade é sinônimo de incompetência. Adultos sabem quando são parte do problema, e sabem também que sempre podem ser parte da solução. Um adulto não se preocupa em encontrar culpados, mas sim em encontrar as melhores soluções. Estimule sua capacidade positiva e seja parte da solução, seja em nível individual, organizacional ou então como cidadão.

Fonte: Valor Econômico

Equipe Técnica

Profissionais Multidisciplininares

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.