Covid-19: 5 principais desafios que empresas poderão enfrentar

Não é segredo para ninguém que o mercado financeiro está sendo impactado de maneira severa pela pandemia do novo Corona vírus, o COVID-19. Pensando nisso, o especialista da C&S em Planejamento Estratégico, Luciano Menegasso, listou os cinco principais desafios que as empresas podem enfrentar durante o cenário caótico.

O primeiro deles é subestimar o impacto no negócio devido à escalada do surto. De acordo com Menegasso, análises superficiais quanto à restrição da cadeia de suprimentos, combinada com a continuidade da operação e demanda pelos produtos e serviços, são fatores que podem levar a conclusões equivocadas em relação ao real impacto da pandemia no negócio.

Em segundo lugar, vem a garantia da segurança dos colaboradores de forma eficaz. A percepção de que as pessoas estão seguras pode estar longe da realidade, especialmente pela velocidade e forma de transmissão do vírus.

Ser muito otimista quanto à retomada do consumo é o terceiro desafio. É fundamental que fiquemos otimistas quanto ao futuro, mas ir além do racional pode colocar em xeque toda a operação, principalmente nas companhias com baixa liquidez ou que já estavam financeiramente fragilizadas.

Outro obstáculo seria manter áreas alinhadas e engajadas no todo, evitando silos organizacionais. É comum que departamentos tenham maior foco na resolução dos problemas competentes a cada segmento, porém faz-se fundamental que todos estejam alinhados quanto à estratégia global da empresa.

Por último, Menegasso considera que pensar apenas no curto prazo é um problema. O curto prazo é essencial no atual cenário, mas refletir sobre o futuro é crucial para a sobrevivência da companhia, já que a situação pode ser ainda mais desafiadora. Dedicar tempo para exercitar estratégias para o longo prazo pode fazer muita diferença no futuro.

Fale com o Autor deste Artigo

e deixe sua pergunta.