Conselhos intensificam foco no bem-estar dos funcionários, diz pesquisa

Conselhos de administração passaram a reforçar o foco no bem-estar dos funcionários após a pandemia. É o que aponta a pesquisa The Board Transformation 2021: Leadership in Transition, conduzida pela Board Agenda, Mazars e Henley Business School.

O estudo revela que 82% dos entrevistados concordam que seus conselhos aumentaram o foco no bem-estar dos colaboradores, com o envolvimento e a saúde deles, além das questões do ambiente de trabalho, agora no topo da lista de prioridades estratégicas dos líderes corporativos.

Para André Kraemer, Associate Partner da C&S, nos EUA os conselhos já acompanham de perto alguns sinais sobre o impacto da pandemia no mercado de trabalho.

“Os efeitos da pandemia nas pessoas, nos seus valores e consequentemente o impacto no mercado de trabalho e nas empresas estão apenas começando a serem percebidos, sendo que nos EUA alguns sinais estão sendo acompanhados de perto pelos conselhos de administração:

– Profissionais altamente qualificados estão trocando empregos competitivos e de alta remuneração por outros com remuneração menor, mas que permitem às pessoas se mudarem para locais mais próximos à natureza e com moradias de menor custo;

– Greves estão acontecendo em vários setores, devido à baixa remuneração, más condições de trabalho e exaustão (jornadas de até 95 horas semanais), inclusive em instituições onde este tipo de movimento é incomum, como o de analistas altamente qualificados em bancos de investimentos;

– Um recorde de pessoas, em grande parte empregados de baixa qualificação e renda, que simplesmente estão pedindo demissão, sendo ainda difícil determinar quantos estão cruzando os braços e quantos estão trocando de emprego.

Liderança e talento já são temas caros aos conselhos de administração, entretanto, atentos à chegada desses sinais, a flexibilização do trabalho presencial, bem como a melhora nas condições de trabalho, está no centro de muitas discussões, e acredita-se que as empresas que forem mais ágeis e criativas na discussão e implementação desses tópicos, serão aquelas capazes de reter e atrair os melhores profissionais e aumentar a sua vantagem competitiva.

Esta discussão também abre um leque de aprendizado e oportunidades para que os conselhos ampliem a sua diversidade, trazendo a discussão dos recursos humanos como um ponto cada vez mais central na estratégia das empresas”.

Mudar as prioridades significa novos desafios para os membros do conselho. É preciso aprender, desaprender e reaprender, além de estar familiarizado com novas plataformas de tecnologia para realização de reuniões de diretoria, gerenciamento remoto etc.

Especialistas acreditam que o foco dos conselhos deve ser em fortalecer o contato com os funcionários para que sejam obtidas novas formas de trabalho, formas de desenvolver os funcionários e aprimorar o recrutamento.

Fonte: Board Agenda

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.