Como promover trocas estratégicas

Novos CEOs que trazem uma visão inovadora para a empresa ou mesmo líderes já estabelecidos na organização enfrentam um problema em comum: como fazer com que os executivos concordem em escolhas estratégicas na definição de quais investimentos serão feitos (trade-offs).

Quando CEOs estabelecem objetivos de alto nível, defendem as vantagens de cada um deles. Nesse momento, são traçadas metas numéricas ambiciosas, mas raramente é falado sobre quanto valor eles estão dispostos a sacrificar em um desses objetivos para impulsionar o valor de outro. Quando o assunto são objetivos estratégicos, os CEOs naturalmente querem de tudo, mas resistem em falar do sacrifício necessário. Sem uma orientação explícita, executivos e gerentes substituem seu próprio julgamento pelo do CEO, abordando os objetivos de maneira diferente, e isso acaba puxando a organização para direções muitas vezes desalinhadas, e ao mesmo tempo.

Para os novos CEOs que trazem novas visões para uma empresa, ou aqueles líderes que traçam novos rumos para a organização que começou a estagnar, a solução é trazer para a equipe um cálculo de sacrifício. Trata-se de uma fórmula para fazer trocas entre os objetivos. Podemos citar como exemplo um CEO que busca um certo nível de lucratividade e, ao mesmo tempo, aumento de participação de mercado em novos mercados em crescimento. Essa atitude pode deixar claro que ele está disposto a sacrificar 10% dos lucros nos próximos três anos para que as vendas aumentem em 15% dentro de um determinado mercado em crescimento.

Conflitos que demandam sacrifícios são comuns em todos os setores. Contudo, tornar o grau de sacrifício algo explícito, para que todos saibam os objetivos conflitantes, etc, os CEOs podem reformular a tomada de decisões e fornecer as ferramentas que os executivos precisam para tomar decisões alinhadas à sua visão. A discussão deixa de se concentrar em deliberações baseadas em advocacia, e passa a centrar-se no sacrifício: quanto de um determinado fator estamos dispostos a abrir mão, para obter mais de outro fator?

Para que essa priorização seja feita, há algumas medidas que podem auxiliar, como determinar como os membros individuais da equipe calculam as principais compensações; Estabelecer um cálculo comum para evitar o enfraquecimento da visão estratégica por divergências em como fazer trade-offs; E usar um cálculo específico para orientar as deliberações.

A mensagem para os líderes é que avaliem o alinhamento dentro da equipe e entendam até que ponto a compreensão dos objetivos e sua importância relativa se desviam da visão do líder. A partir disso, separe seus conhecimentos sobre um projeto proposto, como prós e contras, a importância relativa daquilo e suas suposições. Ofereça à sua equipe orientações claras sobre como calcular os sacrifícios. Ao fazer isso, CEOs liberam suas organizações para tomar decisões melhores e com mais agilidade, alinhadas com a estratégia de longo prazo da empresa, uma vez que esses CEOs, na prática, não podem estar envolvidos em todas as deliberações.

Fonte: Harvard Business Review

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.