Como funciona uma operação de Private Equity ou Venture Capital?

Um fundo de investimento, vislumbra a oportunidade de multiplicar o seu capital ao investir em uma empresa que possui ótimo potencial de crescimento e lucratividade, e múltiplas restrições – do conhecimento em gestão à restrição ao crédito.

Realiza o investimento, adquirindo ações da empresa, proporcionais à avaliação da empresa no momento de sua aquisição.

Empresa e fundo, desenvolvem, conjuntamente, um plano de investimento e de melhorias operacionais, que deve ser implementado em seu tempo, para que a avaliação da empresa no momento futuro – 4 à 7 anos da aquisição, seja maior do que no momento da aquisição. É na diferença entre o valor pago na aquisição e o valor encontrado anos depois com a empresa desenvolvida que está o ganho do fundo

Com a empresa desenvolvida, o fundo venderá suas ações, multiplicando o capital investido. A saída do fundo da sociedade poderá ocorrer através da recompra pelo sócio empreendedor, através da venda para um investidor estratégico, para um outro fundo de investimento que assumirá uma nova rodada de investimentos, ou através da abertura de capital, o que for mais conveniente.

Regras de governança corporativa buscam potencializar a convivência entre empreendedor e investidor (gestor do fundo) e asseguram às partes, direitos e deveres, inclusive em relação ao momento de saída.

Não há cobrança de juros. O fundo se remunera através da distribuição de dividendos, por desalavancagem, mas principalmente, ao comprar, valorizar – através de ações que resolvam suas ineficiências operacionais, e vender a empresa (ou parte dela).

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.