Como desenvolver seu estilo de liderança

É frustrante para profissionais talentosos quando não conseguem crescer por falta de estilo de liderança apropriado. Chefes muitas vezes percebem que falta algo na bagagem daquele profissional, mas não conseguem identificar o que exatamente é, ou como aquela pessoa pode melhorar. Com isso, superiores não conseguem aconselhar e direcionar aquele profissional.

Outra frustração comum é observar profissionais com habilidades técnicas medianas subirem rapidamente na hierarquia, isso por terem estilo de liderança excepcional. Os chefes defendem essas promoções enfatizando as habilidades pessoais do funcionário, ressaltando qualidades como preparo, confiança e boa dinâmica.

Um excelente estilo de liderança pode fazer com que as pessoas pareçam mais competentes do que realmente são, e uma liderança mais fraca pode prejudicar aqueles que possuem habilidades superiores. Mas como melhorar nesse sentido?

O primeiro passo é entender que o estilo é diferente da personalidade. A personalidade é imutável, e o estilo está relacionado com o que você faz, com que frequência e quando.

O socio linguista Howard Giles identificou um conjunto de comportamentos que todos usamos para nos expressar e pelos quais avaliamos os outros. Esses marcadores sociais são uma linguagem que aprendemos na infância, conforme vemos o comportamento diferente das pessoas de acordo com as situações. Os marcadores sociais podem ser expressos por meio da linguagem, comunicação não verbal, contexto, etc. Seu posicionamento vai determinar como os outros te veem.

No ambiente corporativo, os sinais que enviamos aos outros sobre nosso status, ou falta dele, se enquadram em duas categorias: poder e atratividade. Nenhum dos dois é bom ou ruim, mas estão associados a expressões de confiança, competência, carisma e influência, assim como arrogância, agressividade e intimidação.

Todos temos um determinado conjunto de marcadores que servem como padrão em situações neutras ou quando o contexto social não é claro. Esse é nosso estilo natural.

Para equilibrar marcadores poderosos e atraentes, você primeiro deve observar onde se enquadra no espectro de estilo de liderança. Um bom caminho para descobrir pode ser perguntar para quem está ao seu redor no dia a dia. Depois, ensaiar com amigos, mentores ou treinadores, pode ajudar a tornar novos comportamentos mais familiares.

É importante ressaltar que a interpretação dos marcadores de estilo pode variar significativamente de acordo com a cultura, contexto ou setor.

Uma dica relevante é fazer a leitura da sala. Saiba quais marcadores de estilo utilizar em cada situação, para trazer a impressão desejada. Talvez você tenha uma ideia de como deseja ser percebido em determinada situação, mas ao entrar nela o seu plano pode mudar.

Para saber onde seu estilo natural se encaixa no espectro de liderança, esteja aberto a feedbacks. O estilo é um fator de diferenciação significativo na reputação e sucesso da carreira de líderes. A boa notícia é que estilo é diferente de personalidade, e pode ser alterado propositalmente. O objetivo deve ser encontrar um estilo mesclado, que permita aos líderes se tornarem poderosos o suficiente para serem ouvidos, e atraentes o suficiente para serem seguidos.

Fonte: Harvard Business Review

Equipe Técnica

Profissionais Multidisciplininares

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.