Como desempenhar seu papel com eficiência durante tempos voláteis

Tempos de guerra, pandemia, inflação crescente e uma geopolítica totalmente imprevisível. São tempos voláteis para todas as organizações, e o resultado disso é uma importância cada vez maior de que os conselhos tenham um presidente com habilidades e experiência que garantam uma tomada de decisão eficaz e agregação de valor que impulsione o crescimento dos negócios.

A clareza de papéis entre os diretores é primordial para o presidente ter a base de um conselho eficaz e líder. Bons conselhos entendem onde começa e onde termina seu papel na administração: qualquer ambiguidade e confusão sobre as funções no conselho terá um impacto negativo em sua eficiência e tomada de decisões – especialmente em um mundo imprevisível.

Por isso, também é importante que fique claro aos presidentes qual a composição do conselho, quais os planos de trabalho e calendários. Tudo isso reflete na entrega de valor.

Durante momentos de turbulência, é fundamental que os conselhos sejam ágeis e adaptáveis à medida que os negócios navegam por tempos incertos. É recomendável focar na estratégia futura e definir como aquela organização pretende atingir os objetivos, analisando novas oportunidades e riscos. E essa estratégia deve se manter viva na sala de reunião, e não somente uma vez ao ano, quando for definida.

A inteligência emocional é um fator crucial para uma liderança adaptável e ágil em um mundo cada vez mais virtual e desafiador. Presidentes devem promover uma cultura de segurança psicológica do conselho, com desafios construtivos.

A relação mais importante no sistema de governança é entre presidente e CEO, e a base desse relacionamento é a confiança e o respeito, onde deve existir franqueza e honestidade de ambos os lados. Esse bom relacionamento é um ativo para o conselho e para a organização.

É preciso que o presidente considere se a composição atual do conselho é a ideal para levar a empresa adiante e garantir que seja adequada para o futuro.

Presidentes que priorizarem esses fatores são capazes de garantir que seu conselho continue sendo um ativo eficiente na tomada de decisões, impulsionando o crescimento dos negócios durante tempos de muita incerteza.

Fonte: Board Agenda

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.