Alavancas e Promotores dos OKR’s

Os OKRs – Objectives and Key Results – constituem atualmente uma das grandes tendências para as empresas que querem ter uma metodologia segura e confiável para tirar o Planejamento Estratégico do papel e passar para a execução prática, através da definição dos Objetivos (O QUE deve ser alcançado) e dos Resultados-Chave (estabelecem e monitoram COMO chegaremos lá).

Alguns problemas que os OKRs ajudam a resolver são comuns nas empresas, e dentre eles, os mais impactantes são a falta de alinhamento das equipes com a diretoria (e com a Visão da empresa) e a falta de foco dos colaboradores em suas atividades.

Adotar os OKRs, porém, não garante que esses problemas estão de fato sendo resolvidos.

Porque muitas vezes, após estabelecidos os Resultados-Chave, as equipes ficam perdidas, sem saber ao certo que ações deverão executar para poder alcançá-los.

O pior que pode acontecer é saírem adotando várias ações, sem terem certeza de que poderão “mexer o ponteiro” em direção à execução do KR.

Nesse momento, é importante refletir: será que o esforço está sendo feito na direção correta?

É aí que entra o conceito das Alavancas e Promotores dos OKRs.

As alavancas são todas as ações e iniciativas fundamentais para a consecução e sucesso de cada Resultado-Chave (KR), e que estão diretamente ao alcance das pessoas realizarem.

A título ilustrativo, uma pessoa que quer “Entrar em Forma Após as Férias” (seu Objetivo), pode determinar um dos Resultados-Chave como sendo “Perder 5% da Gordura Corporal em 90 Dias”. Note que não está na alçada dela simplesmente executar esse KR, como se fosse uma tarefa. Ninguém consegue perder Gordura Corporal simplesmente decidindo isso. Mas se ela adotar certas Iniciativas-Chave, como por exemplo “Caminhar 5km por dia”, ou Beber 2 litros de água por dia”, ou ainda “Ingerir no máximo 2.500 kcal por dia”, essas ações práticas irão contribuir diretamente para o sucesso do Resultado-Chave.

Podemos pensar nessas Iniciativas-Chave como Alavancas, que vamos ligando, uma a uma, para poder realizar a meta proposta.

Cada pessoa e cada equipe sabe bem de quais alavancas dispõem, e quais podem ser ligadas em determinado momento.

E à medida em que cada alavanca vai sendo ligada, e cada Iniciativa-Chave vai sendo tomada, uma porcentagem da execução vai sendo concluída, e o KR fica mais próximo de ser atingido. Exatamente como uma madeira que serve de alavanca para mexer uma grande pedra.

O êxito da meta, portanto, passa a depender de um conjunto de ações práticas que o responsável pelo KR (e sua equipe) deverão fazer.

Os Promotores, por sua vez, têm um papel de dar suporte às Alavancas. No caso do nosso exemplo acima, um Promotor poderia ser “Acordar mais cedo”. Isso facilitaria – ou até viabilizaria – a realização da Iniciativa-Chave “Caminhar 5km por dia”.

Muitas vezes, os próprios Promotores acabam tendo tanto impacto nos resultados, que deixam de ser uma ação de suporte para virarem uma Iniciativa-Chave (Alavanca).

Isso pode facilmente ser testado e ajustado durante cada ciclo de OKR.

Definidos então os OKRs de uma empresa, as perguntas que devem ser feitas são:
– Quais as Alavancas desses OKRs? E quais os Promotores?
– Estão todas essas Alavancas sob meu domínio? Ou envolve outras áreas?
– Consigo e/ou sei como “mexer” nessas Alavancas? Como irei garantir que elas serão de fato “ligadas”?
– Preciso de ajuda para “ativar” essas Alavancas?
– E quanto aos Promotores? Tenho controle sobre eles? Como garantir que de fato estarão contribuindo para as Iniciativas-Chave?

Ter uma visão clara de quais são as Alavancas e Promotores é fundamental para o sucesso de todo e qualquer ciclo de OKRs. Pois são essas iniciativas, ações e projetos que irão efetivamente impactar no alcance da meta.

Ainda existe uma questão a ser respondida: como saber se Alavancas e Promotores estão funcionando? A resposta é simples: basta olhar para o progresso do KR a ser mensurado.

Gustavo Franceschi

Governance Officer

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.