A utilização de OKRs pelo Pinterest

O Pinterest, rede social com foco no compartilhamento de imagens e conteúdo de inspiração, conseguiu atingir metas ambiciosas de expansão ao utilizar o sistema de definição de metas OKR.

Quando Naveen Gavini ingressou no Pinterest, a empresa era apenas uma startup com 10 pessoas. Hoje, é uma empresa pública com capitalização de mercado de US$ 35 bilhões, mais de 2.000 funcionários, e cerca de meio bilhão de usuários ativos por mês. Enquanto a maior parte das redes sociais é associada à negatividade, o Pinterest pode ser conhecido como o “último pedaço positivo da internet”.

Para Gavini, hoje responsável pela área de experiência do usuário, foram estabelecidas metas quantitativas e qualitativas ao longo dos anos, inclusive isso começou bem cedo. A empresa, inclusive, acabou caindo em uma armadilha comum no início: priorizou números e métricas. De acordo com Gavini, as metas eram muito analíticas, e isso funcionaria bem se houvesse uma métrica a ser rastreada. Contudo, o incidente serviu de aprendizado, e serviu para que o Pinterest identificasse fatores, como a necessidade de aumentar usuários. Mesmo assim, ainda faltava descobrir como melhorar a experiência e mudar o comportamento do usuário de uma maneira particular.

Com o passar do tempo, líderes do Pinterest foram encontrando maneiras de incorporar e aplicar os OKRs de forma que contribuísse mais para a empresa. Metas de longo prazo tendem a ser mais qualitativas, enquanto as métricas trazem mais informações relacionadas ao curto prazo. A empresa hoje tem um ciclo de planejamento anual, quando são tomadas decisões sobre o resultado esperado em longo prazo, e isso é conduzido do ponto de vista do usuário. Esse é o primeiro passo para medir o sucesso da meta e dividi-la em metas trimestrais, quando a empresa discute se as táticas se mostraram ou não eficazes.

Os OKRs são distribuídos em toda a organização. Há prioridades estratégicas que atuam como pilares dos OKRs, e elas vão desde o produto até a cultura e objetivos buscados no recrutamento. Os departamentos definem seus OKRs com base nos objetivos da empresa, e as equipes desenvolvem o trabalho a partir daí. Nem toda empresa faz essa incorporação de OKRs em todos os níveis e departamentos, mas no Pinterest, segundo Gavini, isso permite que os indivíduos entendam como o trabalho de cada um e das equipes impacta a empresa como um todo.

Um sistema eficiente e abrangente pode parecer difícil de ser implementado. Mas o cenário de 2020 mostrou que os OKRs deram à empresa uma estrutura funcional para se articular e se adaptar. O rastreamento de um conjunto de métricas-chave ajudou a identificar padrões gerais sobre o comportamento das pessoas na internet durante a pandemia. Tal ferramenta também facilitou para que o Pinterest agilizasse certos recursos durante a crise sanitária, como o guia “Hoje”, que seleciona histórias inspiradoras e informações relacionadas à saúde vindas de fontes oficiais.

Conforme o Pinterest cresceu, evoluiu e expandiu, o mesmo aconteceu com o processo de definição de metas. A empresa sempre se esforçou para permanecer focada em progredir em direção aos objetivos de longo prazo. Gavini descobriu que medir o progresso pode ser um desafio quando se tem somente uma figura. Os defensores dos OKRs costumam dizer que, como os objetivos devem ser metas ampliadas, uma empresa é bem-sucedida se alcançar 70% dos resultados principais. Acontece que talvez os outros 30% sejam os fatores mais importantes. É por isso que se faz necessário identificar quais os OKRs obrigatórios – e é aí que entra a meta de gerenciamento, trazendo os objetivos não negociáveis que a empresa deve atingir.

O equilíbrio entre os objetivos de gerenciamento e expansão impediu o Pinterest de se distanciar da visão de longo prazo. Os OKRs te forçam a olhar para o que são resultados e objetivos de longo prazo, e decidir de quais formas você irá medir cada um deles.

Fonte: What Matters

Equipe Técnica

Profissionais Multidisciplininares

Fale com o nosso especialista

e deixe sua pergunta.