Por que valorizar o Valor?

O valor econômico é a medida mais importante do desempenho corporativo, quando visto sob a ótica do dono ou acionista da empresa. O valor econômico é a remuneração líquida do acionista pelo investimento realizado.

Leia Mais...

Na economia real, a criação de valor ocorre por meio da obtenção de retorno sobre o capital investido superior ao custo de oportunidade do capital. Quanto mais se investe em retornos superiores ao custo do capital, mais valor se cria.

Estratégias que maximizem o lucro econômico e que reafirmem a expectativa de crescimento e resultado futuro são tão ou mais importantes que o desempenho efetivo da empresa.

Mensurar corretamente o valor econômico é tarefa para especialistas!

Qual é o Valor?

O valor de venda de uma empresa listada em bolsa é dado a cada transação de compra e venda. Mas será que este é o valor justo? Qual seria o valor de uma empresa fechada (não listada em bolsa)?

  1. Há inúmeras maneiras de se calcular o Valor Econômico de uma empresa. De um modo geral, utilizamos o Fluxo de Caixa Descontado, que propõe que o valor de um negócio deve ser representado pela sua capacidade de geração de caixa no longo prazo.
  2. A geração de caixa futura, trazida a valor presente através de uma taxa de desconto, resulta no Valor Econômico da Empresa, que subtraídas as dívidas e somadas as aplicações [pode haver outros ajustes], resulta no Valor Econômico dos Acionistas.
  3. O conceito da técnica é simples, a sofisticação está nos detalhes que compõe a base do cálculo, nas premissas de projeção, no cálculo da perpetuidade e na estrutura da taxa de desconto, que combina capital de terceiros e capital próprio.
Conheça mais >
Quando Avaliar?

Geralmente as avaliações ocorrem nos momentos que antecedem à movimentação de quotas ou ações. Fora das transações, a Avaliação Econômica tem se tornado um importante instrumento de gestão de valor.

  • Fusão ou Consolidação: as empresas que farão parte da transação devem ser avaliadas para a determinação das proporções acionárias.
  • Aquisição: a empresa a ser adquirida deve ser avaliada para a composição do valor da transação.
  • Private Equity & Venture Capital: nas transações que envolvam participação acionária, a investida deve ser avaliada para que o capital investidor tenha a proporção exata do capital investido.
  • Encerramento das Atividades: quando o valor dos ativos operacionais é maior que o valor econômico da empresa, é sinal de que esta na hora de parar;
  • Gestão de Valor: o valor econômico é uma importante variável de desempenho. Empresas que acompanham anualmente a evolução dos seus valores, costumam aumentá-los e não desperdiçam oportunidades transacionais.
Conheça mais >
O que são Múltiplos Comparáveis?

É muito comum ouvirmos comentários de que uma empresa vale “x” faturamentos anuais, e que portanto, a praticidade desse modelo sucumbiria com as estruturas sofisticadas da Avaliação pelo Método do Fluxo de Caixa Descontado.


  • Os múltiplos comparáveis são úteis! Há Múltiplos sobre Vendas ou Faturamento, Múltiplos de EBITDA, Múltiplos sobre Valor Patrimonial, Múltiplos de Capacidade de Produção, Múltiplos de Transação.
  • Aswath Damodaran, financista americano, divulga, recorrentemente, múltiplos de Vendas e EBITDA por segmento e mercados, utilizando as transações em bolsa e o balanço patrimonial dessas empresas.
  • Porém, não há como comparar empresas com estruturas lucrativas e de capital diferentes, em diferentes mercados. Adequações são necessárias e quase sempre deixam a desejar.
  • Assim, utilizamos Múltiplos Comparáveis apenas para validar o Valor Econômico apurado através do Método do Fluxo de Caixa Descontado.
Conheça mais >
Metodologia
Deseja saber mais?
Deseja saber mais?

Publicações Relacionadas

Blog Thumb

Qual o seu momento?

É comum conhecermos empresas sem estratégia, à deriva. Fala-se em falta de visão, também no desconhecimento de instrumentos para definição e gestão da...

leia mais
Blog Thumb

Alguns impasses do M&A

Sempre que iniciamos uma conversa sobre a venda de uma empresa, vem à tona o grande dilema que é, quanto vale o negócio? É o momento?

leia mais
Tags
Soluções