Técnicas de Gestão de Projetos no desenvolvimento de novos negócios

A utilização de técnicas de Gestão de Projetos é essencial no planejamento de novos empreendimentos, sendo de grande utilidade para empresas que objetivam desenvolver negócios em países que buscam atrair capital estrangeiro.

A análise de viabilidade do negócio requer um planejamento detalhado do projeto, onde são levantadas informações relevantes ao novo empreendimento.

A Gestão de Projetos traz ferramentas que tornam o planejamento mais eficaz, como a Estrutura Analítica de Projetos (EAP), um processo estruturado para determinação das principais entregas e atividades do projeto. O que não está na EAP não está no escopo e, portanto, não faz parte do projeto.

A figura 1 mostra um exemplo bastante simplificado de EAP, porém estruturada de forma lógica e sequencial, permitindo o levantamento dos principais parâmetros para a análise de viabilidade de um novo empreendimento.

Outra vantagem da construção da EAP refere-se à agilidade na construção do cronograma do projeto, visto que este nada mais é que um detalhamento e sequenciamento das atividades necessárias para conclusão das entregas definidas na EAP.

Além de um essencial para acompanhamento da execução do projeto, o cronograma de atividades auxilia no planejamento e controle financeiro, garantindo maior acurácia na determinação dos custos totais do projeto e uso dos recursos.

Desta forma, além de conferir maior confiabilidade na análise de viabilidade de empreendimentos, a Gestão de Projetos contribui significativamente para a redução do risco na implementação de novos negócios.


Widecells


Figura 1 - Exemplo de Estrutura Analítica de Projeto