Sinais de alerta! Veja se sua empresa ou seus clientes apresentam esses sinais.

Entender o ciclo operacional e a evolução de seus saldos, pode trazer importantes sinais sobre o desempenho de uma empresa.

Normalmente os problemas com base no ciclo operacional trazem consigo consequências como queda do lucro líquido, elevação das despesas financeiras e aumento do endividamento bancário.

Esses problemas têm sua origem nas contas operacionais, como: (i) duplicadas a receber, (ii) estoques e (iii) fornecedores a pagar. Veja as possíveis causas para cada caso:

· (i) Aumento de contas a receber: maiores prazos, atrasos, aumento nos preços, novos produtos, vendas inesperadas às vésperas do balanço;

· (ii) Aumento de estoques: especulação, problemas na entrega de matérias-primas, encalhe de produtos, redução da demanda, volatilidade de preços, quebra do ativo fixo;

· (iii) Redução de contas a pagar de fornecedores: redução de prazos, atrasos, quebra de fornecedores, restrição às importações.

O fato de existir algum sinal, não quer dizer necessariamente que existe um problema, mas normalmente quando esses acontecem, costumam vir acompanhados de alguns alertas. Caso sejam observadas alterações do ciclo operacional citadas acima, é aconselhável realizar uma revisão ou investigação de crédito para entender os possíveis desdobramentos, e assim, evitar uma potencial perda.