Qual a diferença entre Private Equity e Venture Capital?

Se não há diferença entre os instrumentos utilizados para operacionalizar os investimentos - ambos, comumente, utilizam-se de FIP's ou FMIEE's, onde está a diferença entre Private Equity e Venture Capital?

Fundos de Venture Capital atuam em empresas em fase de estruturação, muitas vezes ainda não operacionais, ou já operacionais, mas com necessidades básicas, como recursos para giro, estruturação de departamentos de marketing, vendas, instalações e distribuição. Esses fundos buscam por altas taxas de crescimento e retorno, para isso, correm o risco de investirem em estágios iniciais de empresas, onde a assimetria de informação é grande e as incertezas também.

Já os fundos de Private Equity, investem em empresas operacionais, "maduras" ou em crescimento, mas que alcançaram uma taxa de crescimento relativamente estável. As oportunidades estão em ganhos de melhorias operacionais, de gestão, busca por sinergias em operações de troca de controle e mudança de sócios.

De modo técnico e para fins de estatística, considera-se Venture Capital aqueles investimentos realizados em empresas, cujo o fluxo de caixa acumulado ainda é negativo - empresas cujos resultados ainda não pagaram o investimento inicial. Private Equity, para empresas investidas com fluxos de caixa positivos.