Os desafios da Governança em empresas familiares

Empresas familiares possuem pontos fortes com relação à tomada de decisões, na maioria das vezes rápida e flexível, ótimo atendimento ao cliente e boa presença de mercado.
Por outro lado, no que tange as práticas de administração, para que a gestão de uma empresa familiar seja eficiente, é imprescindível a separação de interesses pessoais e familiares dos interesses empresariais.

"14_Arguing women" (CC BY-NC-ND 2.0) by fosa.

A construção de pilares sólidos da governança corporativa é um instrumento de grande influência nos resultados destas organizações, colaborando para o desenvolvimento de estruturas organizacionais e operacionais eficientes e também para uma cultura de boas práticas enraizadas.

Analisando problemas rotineiros enfrentados nas empresas familiares, percebe-se a necessidade latente de boas práticas de governança corporativa para auxiliar as empresas à compreender seu momento atual e delinear as estratégias para promoção de mudanças necessárias.

Apesar dos princípios fundamentais de governança carregarem certa obviedade, muitas empresas familiares ainda não se prepararam para implantar o processo de governança corporativa.

As empresas familiares que perceberam a importância dos conceitos de boas práticas e estão implementando os conselhos em suas organizações, além de ampliarem seus horizontes e maximizar seu valor de mercado, estão assegurando longevidade e projeções de sucesso aos seus negócios.