Os Benefícios da Gestão Orçamentária

O Orçamento é uma poderosa ferramenta quando falamos em planejamento e gestão de um negócio, pois possibilita que o empreendedor conheça minuciosamente suas receitas, custos e despesas, além de proporcionar uma visão de longo prazo que será muito útil na formulação de cenários.

A primeira grande vantagem que um bom orçamento traz à Companhia é o fato de conseguir medir se suas projeções estão sendo cumpridas e, caso não, consiga ser tomadas ações a tempo de que o resultado final planejado seja cumprido.

Realizando este trabalho de acompanhamento entre as contas orçadas e realizadas mensalmente, irá se criar uma base histórica que será de grande valia no entendimento do comportamento da estrutura de receita e despesa da empresa, facilitando a elaboração de orçamentos futuros.

Com um orçamento definido, cada área da companhia poderá acompanhar suas metas, tirando a centralização dessa atividade das mãos do empreendedor, que poderá focar em atividades mais estratégicas da empresa. A equipe de vendas saberá de antemão se a Receita dos Produtos Vendidos irá ou não atingir a meta e com isso poderão agir ativamente para alcançar o resultado orçado. Do mesmo modo, se os valores com compras de materiais de escritório estejam elevados, o departamento administrativo pode começar a reavaliar as compras, além de procurar alternativas mais baratas para fornecimento.

Muito mais do que projetar um fluxo de caixa, o orçamento faz o empreendedor pensar em quanto de dinheiro será alocado em cada parte da empresa e isso inclui o quanto será destinado para o crescimento do negócio. Um crescimento estruturado possibilita tranquilidade na busca de vantagem competitiva.