Modelagem financeira para tomada de decisões

A modelagem financeira consiste em desenvolver um modelo econômico e financeiro que auxilia no planejamento financeiro e na tomada de decisões, sejam elas de curto ou longo prazo. Com ela, é possível estimar o resultado econômico e o fluxo de caixa de uma empresa ou projeto, além de possibilitar a simulação de diversos cenários e como esses podem impactar em cada variável, que podem ser: operacionais, financeiras, decisões de investimento, cenário econômico do País e muitas outras.

O grande desafio dessa técnica é coerência das premissas utilizadas e a disponibilidade de informações confiáveis. No contexto brasileiro, principalmente no que diz respeito às companhias de pequeno e médio porte, chamadas de middle market e que possuem faturamento entre R$ 10 milhões e R$ 150 milhões anuais, é muito comum encontrar informações contábeis defasadas, ou que não apresentam a realidade dos fatos, quando esses não são até inexistentes. Com isso, as decisões ficam vulneráveis apenas ao felling, o que pode diminuir as chances de sucesso do negócio ou projeto.

Com a modelagem financeira, o foco não fica apenas na análise dos números que passaram, mas também dos números do futuro, promovendo ações que, quando colocadas em prática, tornam a companhia mais competitiva e mais lucrativa.