Iniciando a Controladoria

O maior objetivo de uma organização, quando se origina, é prover a sociedade com os serviços ou produtos que são desejados.

Ao longo dos anos e da evolução do mercado, as empresas se viram na necessidade de obter um olhar mais crítico e se obrigaram a olhar para o seu interior, em consequência ao aumento da complexidade de como essas devem se organizar e comandar os seus negócios.

Passou-se, então, a ser observado alguns aspectos, tais como: a influência governamental, por meio de políticas fiscais e fontes de financiamentos das atividades; os padrões éticos para a condução do negócio; e a elaboração de melhores práticas na gestão. Considerando esses aspectos e, a fim de obter um gerenciamento financeiro eficaz, nasce a Controladoria.

Com a missão de zelar pela continuidade da empresa e assegurar a otimização dos resultados globais, a Controladoria garante que as informações estejam claras e adequadas para um processo decisório, colaborando para a tomada de decisão e busca na eficácia gerencial.

Entre suas responsabilidades, estão: (1) Planejamento: estabelecer um plano integrado consistente com os objetivos e metas organizacionais; (2) Controle: desenvolver e revisar os padrões de avaliação de desempenho, certificando-se que os resultados estejam de acordo com o estabelecido; (3) Informação: preparar, analisar e interpretar os resultados financeiros e organiza-las a fim de atender as exigências dos stakeholders; (4) Contabilidade: utilizar os princípios contábeis para certificar-se de que todas as transações financeiras sejam controladas internamente; (5) Outras funções: administrar e supervisionar todas as atividades que impactam no desempenho organizacional.

Em prol disso, muitas empresas buscam por esse serviço para constituir um maior controle em todas as suas operações, envolvendo todos os níveis: operacional, tátil e estratégico. Todos os dados numéricos obtidos são transformados em informações que possibilitarão uma melhor tomada de decisão e indicará se os resultados da empresa estão coerentes com os objetivos determinados, ou se há necessidade em buscar por melhorias.

Possibilitando um melhor entendimento da situação, a Controladoria auxilia constantemente a empresa observar o seu passado, presente e futuro e a determinar quais vertentes ela deseja seguir para otimizar os seus processos e alavancar os seus ganhos.