Foco e priorização de recursos através da Estratégia

Os recursos nas empresas são limitados e devem ser priorizados, principalmente em tempos de estagnação ou desaceleração econômica.

Após anos de existência, empresas apresentam-se inseridas em diversas áreas de negócio, geralmente em função do aproveitamento de oportunidades no passado, agregando novos produtos e serviços que não seriam prioridade no presente, porém que ainda parte de seu portfólio.

Em alguns casos a diversificação é tamanha que fica difícil para os administradores explicarem qual o verdadeiro negócio da empresa, qual o foco de atuação e no que são realmente competentes.

Existem diversas ferramentas de análise e priorização do portfólio de negócios, porém neste artigo iremos focar no conceito da missão e visão, que apesar de parecerem simples declarações, tem grande profundidade e geralmente são negligenciadas no dia-a-dia das empresas, tornando-se apenas textos coadjuvantes na seção “quem somos” dos websites.

A missão é uma declaração concisa, com foco interno, da razão de ser da organização, do propósito básico para o qual se direcionam suas atividades e esforços, descrevendo como a organização espera competir no mercado e fornecer valor aos clientes.

Também descrita de forma concisa, a visão define as metas a médio e longo prazo da organização, devendo presentar a percepção externa, ser orientada para o mercado e expressar como a organização quer ser percebida em seu meio.

Adicionando os valores e crenças da organização, a reflexão acerca da missão e visão da empresa torna muito mais fácil a identificação das áreas a serem priorizadas ou cujos recursos deverão ser concentrados.

As seguintes perguntas ajudam a avaliar a aderência das áreas de negócio com a missão, visão e valores da organização, facilitando o foco e atenção dos administradores:

• É nisso que acreditamos?

• Este é o valor que pretendemos entregar aos nossos clientes?

• Conseguiremos atender nossas expectativas no futuro?

Este é o primeiro passo na avaliação do portfólio das empresas, independente se pequenas, médias ou grandes, devendo ainda ser complementada com outras ferramentas de gestão que irão considerar aspectos mercadológicos e financeiros.

Missão e visão representam apenas uma pequena parte do processo de planejamento estratégico das empresas.

A C&S Projetos e Mercado utiliza uma metodologia de alinhamento estratégico que busca o equilíbrio entre teoria e prática, trazendo uma abordagem dinâmica e colaborativa para que a estratégia seja elaborada em grupo, aumentando o nível de engajamento dos envolvidos e a responsabilidade do time gerencial em relação aos objetivos, metas e resultados. Para saber mais acesse http://csprojetos.com/workshop-de-alinhamento-estrategico.