Estratégias distintas para diferentes Unidades de Negócio

A teoria da estratégia empresarial sugere várias estratégias financeiras distintas em função da maturidade das organizações, ou seja, de acordo com a fase em que se encontra no ciclo de vida de uma empresa.

Este raciocínio vale para empresas e suas unidades de negócio. Mas o que é exatamente uma unidade de negócio? Vamos responder esta pergunta com o conceito utilizado pela GE – General Eletric.

Segundo a GE uma unidade de negócios “é uma divisão, linha de produtos ou outro centro de lucro de uma empresa que: produz e comercializa um conjunto bem definido de produtos ou serviços correlatos; serve um conjunto claramente definido de clientes, numa área geográfica razoavelmente bem delimitada; e compete com um conjunto bem definido de concorrentes”.

Muitas empresas possuem diferentes unidades de negócio, mesmo que estas não sejam explicitamente reconhecidas, embora a implantação do conceito de unidade estratégica de negócio represente uma poderosa ferramenta de gestão.

Estratégias financeiras distintas nas unidades de negócio tem o objetivo de alinhar a expectativa do retorno do investimento com a capacidade de respostas destas unidades e o cenário macroeconômico.

A priorização de investimentos entre unidades de negócio considerando o dinamismo de mercado e sua respectiva fase no ciclo de vida foi introduzido pela Celanese Corporation no começo da década de 1990, abordagem inicialmente denominada como SMP – Strategic Management Process (Processo de Gestão Estratégica).

O primeiro passo da Celanese Corporation neste processo foi categorizar as unidades conforme estágio no ciclo de vida do negócio e a expectativa de retorno financeiro de acordo com ambiente macroeconômico em que se encontravam. Estas categorias foram descritas como: investimento, reinvestimento, caixa e saída.

Através da divisão das categorias de suas unidades de negócio a Celanese Corporation conseguiu atingir maiores níveis de retorno de seu investimento global em função do alinhamento da estratégia de financiamento com o dinamismo do ambiente externo.

A experiência da Celanese Corporation pode ser bastante útil para que outras empresas possam avaliar o estágio do ciclo de vida do negócio frente ao cenário macroeconômico, ajudando a priorizar e melhor administrar seus investimentos. Além disso, estes conceitos poderão suportar a definição os indicadores de desempenho que mais se adequam à estratégia para a unidade de negócio.

Toda organização precisa de uma estratégia para manter sua diferenciação e lucratividade, garantindo assim, sua sustentabilidade no longo prazo. Saiba mais sobre Planejamento Estratégico organizacional e de unidades de negócio em: http://csprojetos.com/gestao-estrategica