C&S vivencia a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade

Segundo a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, a adoção de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica para a organização que pode ajudar a melhorar seu desempenho global e prover uma base sólida para iniciativas de desenvolvimento sustentável, por este motivo a C&S dedicou o ano de 2017 a implantar o seu Sistema de Gestão da Qualidade, tendo como escopo a “Prestação de Serviços em Administração Estratégica Empresarial e Viabilização de Projetos Econômicos e Financeiros”.

Contamos com o suporte do consultor Luis Henrique Coelho Rocha, especializado na certificação ABNT NBR ISO 9001:2015, que nos orientou no cumprimento dos diversos requisitos exigidos pela norma como a criação do Manual da Qualidade, que serve como base para os outros documentos e descreve a estrutura da C&S, o seu processo de gestão e o modo como realiza a sua prestação de serviços. Além disso o manual contém a Política da Qualidade e os seus Objetivos, pautados nos valores organizacionais que definimos como fundamentais para o desenvolvimento da empresa.

Adotando como referência a metodologia PMBOK – Project Management Body of Knowledge , um conjunto de melhores práticas que norteiam a Gestão de Projetos, mapeamos e descrevemos o processo de Gestão de Planejamento, Desenvolvimento e Controle de Projetos que aborda toda a gestão de projetos da C&S, e a partir dele criamos os documentos exigidos pela norma, como procedimentos, instruções de trabalho, registros e o mais importante, os Indicadores da Qualidade, que nos permitem medir o nível de conformidade dos relatórios elaborados pela equipe técnica, e por nós chamados de “entregáveis”, o cumprimento dos prazos de entrega, e acima de tudo o nível de satisfação dos nossos clientes perante a prestação de serviços.

Os profissionais da C&S passaram por um treinamento no qual foi apresentada a sistemática da Gestão da Qualidade e os resultados coletados nos primeiros meses da implantação dos indicadores. Após o treinamento realizamos a Auditoria Interna, que nos mostrou pontos de correção e serviu como preparação para a Auditoria de Certificação.

O passo final foi a contratação da organização internacional de certificação Bureau Veritas S.A, que designou o auditor Mauricio Munhoz para realizar a Auditoria de Certificação do nosso Sistema de Gestão da Qualidade ocorrida no mês de dezembro de 2017. Após dois dias de auditoria, recebemos a declaração de recomendação do nosso Sistema de Qualidade à certificação da NBR ISO 9001:2015 por estarmos de acordo com as normas exigidas.

Em janeiro de 2018 o pedido foi aprovado e a C&S recebeu sua certificação INMETRO ISO 9001:2015 e a Acreditação UKAS do seu Sistema de Gestão da Qualidade. O engajamento da Alta Direção e da equipe de profissionais da C&S foi fundamental para a implantação desse sistema. A evolução dos trabalhos apresentados desde então é nítida e mostra a constante busca pela melhoria continua dos nossos processos.