Controladoria: Planejamento e Controle

Muitas empresas se conformam com a dificuldade em prever seu futuro, e justificam suas falhas apontando as incertezas como culpadas. Porém, é possível manipular o futuro e preparar a organização para as possíveis mudanças.

Diante desse cenário, torna-se importante a existência do planejamento e controle organizacionais, que, quando bem executados, levam a empresa ao extremo sucesso.

O planejamento é o processo de reflexão antes da ação ser realizada, dirigindo a tomada de decisão com vistas futuras. Ele orienta o futuro da empresa, aperfeiçoando o processo decisório considerando todos os fatores relevantes, cujo qual é formado por 5 estágios: (1) Estabelecer os objetivos; (2) Avaliar o cenário em que está inserido; (3) Avaliar os recursos existentes; (4) Determinar a estratégia para alcançar os objetivos; e (5) Escolher as práticas para colocá-lo em ação. Para que as ações sejam bem-sucedidas, é necessário que haja uma estrutura administrativa bem elaborada, para definir corretamente as respectivas tarefas a serem desempenhadas junto com suas responsabilidades.

Mas, como saber se o planejamento está sendo bem executado? Através do controle. A partindo de então, nota-se as vantagens da Controladoria. É nesse sistema que um feedback é realizado, possibilitando uma análise dos desempenhos comparados os objetivos planejados, avaliando se a empresa está sendo guiada ao caminho correto ou se é preciso rever as circunstâncias, o que se torna comum devido à volatilidade interna e também externa.

Percebe-se então a ligação e complemento que o planejamento possui junto ao controle. Para que esses sejam aplicados de forma a alavancar a empresa e trazer vantagens quanto a comunicação interna, resiliência, visão futura e tomada de decisão, compreende-se o quanto a Controladoria mantém um olhar atento às operações da empresa, no que se refere ao ambiente que a cerca, buscando sempre obter um feedback claro: antes da definição dos objetivos, durante a sua concretização e após a finalização.

Envolve um movimento cíclico, pois a empresa está sempre ajustando seus objetivos de acordo com as suas necessidades, aonde se deseja chegar, ou até mesmo, qual público se deseja atingir. Durante toda as mudanças a Controladoria permite avaliar os trajetos da empresa e auxilia a decidir qual o melhor caminho a seguir.