Compradores Estratégicos em M&A

O comprador ideal é aquele que vê a empresa como uma plataforma de crescimento futuro, devido à sua condição de alavancar os ativos tangíveis e intangíveis da empresa adquirida.

O comprador ideal é aquele que vê a empresa como uma plataforma de crescimento futuro, devido à sua condição de alavancar os ativos tangíveis e intangíveis da empresa adquirida. Aquisição possibilitará a entrada em novos mercados ou criação de vantagens estratégicas nos mercados atuais, resultando em um desempenho econômico superior.

De um modo geral, uma venda total de um negócio pode ser feita tanto para um comprador estratégico ou investidor, onde: O comprador estratégico está em busca de sinergias com o negócio a ser adquirido, melhor posição no mercado e possibilidade de integração acima ou abaixo na cadeia de valores.

O investidor está em busca opções de investimentos de curto-médio prazo para que que suas metas de retorno sejam alcançadas. O comprador estratégico busca uma boa aderência com alguns aspectos do negócio de potencial aquisição, estando geralmente na mesma área de negócio, ou seja, pertencente à mesma indústria. Seu objetivo é promover seu negócio atual, seja em termos de redução de custo ou aumento de desempenho.

Geralmente a opção de compra é confrontada com a possibilidade de se ter os mesmos benefícios partindo do zero, através do esforço próprio. Custos, prazos e riscos são os principais fatores analisados.

    O comprador estratégico pode estar em busca de:
  • - Acesso a novos mercados e novas geografias
  • - Aumento de participação de mercado
  • - Ganho de expertise e conhecimentos (segredo industrial)
  • - Obtenção de patentes
  • - Recursos de gestão
  • - Ativos intangíveis (força de vendas, relacionamentos, marca, etc.)
  • - Acesso a canais e redes de distribuição

Potenciais compradores estratégicos, os competidores diretos podem estar descapitalizados ou mesmo possuírem produtos e estruturas muito similares onde pouca (ou nenhuma) sinergia poderá ser alcançada na aquisição. Entretanto, em muitos casos não é o comprador mais óbvio que fecha o negócio.

Proprietários tem um bom feeling dos bons compradores, porém uma análise profunda da cadeia de valor na qual o negócio está inserido é fundamental para identificar potenciais compradores estratégicos.