Alternativa para capital de longo prazo

Boas empresas ou projetos podem se tornar inviáveis ou insolventes sem caixa, principalmente em momentos como o que estamos passando.

Aliado a isso, acompanhamos uma consolidação do setor bancário, onde várias instituições ou foram adquiridas ou mudaram sua estratégia. Bancos que possuíam forte atuação no segmento de middle market, ou seja, empresas que faturam entre R$ 20 milhões e R$ 200 milhões por ano, mudaram seu foco de atendimento para as grandes empresas, que possuem um maior nível de governança e qualidade de crédito.

Isso fez com que o acesso a crédito pelas médias empresas ficasse mais restrito e muitas vezes condicionado apenas as operações de curto prazo, um grande desafio principalmente para os setores mais sensíveis a instabilidade econômica e para as empresas mais alavancadas.

Uma alternativa de crédito a longo prazo, é uma operação conhecida como home equity, onde fundos especializados refinanciam imóveis de empresários em até 50% do seu valor de avaliação em prazos superiores a 10 anos, sendo necessária a comprovação de renda de 3 vezes o valor da parcela.

Além disso, outra alternativa é trazer um sócio para o negócio, de modo que a capitalização reforce o caixa e possibilite a empresa passar por esse momento e continuar seu ritmo de crescimento.